O quebra-cabeças da entidade máxima do futebol mundial

31/05/2011 at 09:59 Deixe um comentário

O número 2 da Fifa troca e-mails com um membro do comitê executivo da entidade. Em um deles, a acusação de que o Qatar comprou a Copa de 2022. Ainda assim, Sepp Blatter diz que não há crise na Fifa.

Há uma semana, o programa Panorama, da inglesa BBC, apontou que dois membros deste comitê tiveram de devolver propina recebida para evitar processo da justiça suíça.

Os dois acusados seriam João Havelange e… Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa de 2014).

Claro, a investigação vem da Inglaterra, país preterido na disputa pela Copa de 2022, quando concorreu com o Qatar e teve apenas dois votos.

Curiosamente, Ricardo Teixeira teve grande aproximação com Mohamed Bin Hamman, presidente da federação do Qatar e banido da Fifa acusado de corrupção. Ambos trocaram favores.

Bin Hamman esteve em São Paulo e cogitou apoiar a construção do estádio do Corinthians, cujas obras começaram na última segunda.

As denúncias contra o presidente da CBF foram arquivadas por falta de provas. E Teixeira tem pretensões maiores na Fifa.

Com certeza, há muito mais ainda a ser descoberto. Quando todos os envolvidos são suspeitos, é preocupante. E isso só acontece porque a Fifa, assim como a CBF, é um feudo. Administrado de forma praticamente familiar e sem um poder superior para regulá-la.

Impossível não recair nenhuma suspeita sobre a Copa de 2014. E mais impossível ainda é não achar, no mínimo, curioso ter quatro Mundiais em países em desenvolvimento: África do Sul, Brasil, Rússia e Qatar.

A Fifa faz o Senado Federal parecer as Casas André Luiz.

Anúncios

Entry filed under: Futebol, Futebol Internacional. Tags: , , , , , , , , .

O magnânimo Barcelona. Não apenas no futebol Começaram as obras em Itaquera. Bom para quem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


No Twitter


%d blogueiros gostam disto: